Sobre a Yamaha

Atividades Sociais e Ambientais

Emocionar e tocar o coração, não só de nossos clientes. A preocupação com nossos colaboradores e com a sociedade em geral é um ponto forte na Yamaha.

O compromisso social global da Yamaha é reduzir os índices de emissões de gases poluentes na atmosfera, utilizando tecnologia e equipamentos de ponta para desenvolver produtos e serviços que vão além das expectativas de nossos clientes.

A cada ano avançamos com mais ações que visam o bem estar de nossos colaboradores e das comunidades onde atuamos, desenvolvendo e participando de atividades culturais, desportivas e de responsabilidade social e ambiental.

Conheça algumas ações realizadas pela Yamaha:

  • + Programa Jovem Cidadão

    Oportunidade dada ao jovem para obter seu primeiro emprego. Trata-se de uma parceria feita com o Governo do Estado de São Paulo, desde julho de 2000. O jovem estudante do ensino médio das escolas públicas estaduais, com idade entre 16 e 24 anos, participa de estágio de 4 horas diárias, pelo período de 6 a 12 meses, recebendo bolsa auxílio, vale transporte e refeição.

    A Yamaha hoje conta com jovens estagiários, idade entre 16 e 21 anos, divididos nas empresas do Grupo Yamaha na unidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. A iniciativa faz parte do Programa Jovem Cidadão e os objetivos da Yamaha são:

    - Oferecer a primeira oportunidade de trabalho, bem como a experiência e postura ideal a ser mantida em ambiente de trabalho;
    - Os estagiários servirem de estímulo para os demais jovens também buscarem uma colocação no mercado de trabalho;
    - Ensinar os jovens a terem responsabilidades, através da supervisão constante por profissionais preparados;
    - Reduzir o número de jovens sem atividade;
    -Contribuir com o preparo para o exercício da cidadania.

    O Programa Jovem Cidadão foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo em 27 de abril de 2000. É a primeira oportunidade de experiência de trabalho dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, nas 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

    Os alunos estagiam em empresas parceiras da SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - e também participam de empreendimentos ou projetos de interesse social. Informações podem ser obtidas através do site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br

  • + Conscientização de Segurança dos Funcionários

    Semana Interna de Prevenção de Acidente
    Anualmente, a Yamaha promove a Semana Interna de Prevenção de Acidente (SIPAT), na unidade de Guarulhos e a Super Semana Yamaha (Segurança, Meio Ambiente e Qualidade de Vida) na unidade de Manaus.

    Os eventos oferecem palestras sobre segurança, meio ambiente, qualidade de vida, segurança da informação, além de jogos interativos, gincanas e outras atividades. O objetivo é conscientizar sobre a importância do trabalho com segurança e prudência, revendo atitudes na empresa e no lar.

    A SIPAT é encerrada com uma visita à Fábrica, dando oportunidade para a família conhecer o ambiente de trabalho do funcionário. Acontecem atividades lúdicas, mostrando que mesmo simples tarefas domésticas e no trabalho podem ser feitas com segurança, responsabilidade e respeito à vida.

    Em Manaus, a visita de familiares à fábrica é feita por meio do Programa Família Yamaha. A Super Semana Yamaha também é encerrada com uma festa para todos os funcionários.

  • + Treinamento e Desenvolvimento

    A Yamaha mantém-se focada em programas corporativos e individualizados, para o constante desenvolvimento, capacitação e aprimoramento das habilidades dos funcionários.

    Para atender às necessidades individuais é efetuado, anualmente, o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). O objetivo é aplicar treinamentos técnicos ou comportamentais, conforme a situação apresentada.

  • + CCS - Satisfação do Cliente e da Comunidade

    O CCS é uma filosofia da Yamaha voltada à satisfação do cliente, bem como à valorização do trabalho em equipe, de modo que os funcionários se comprometam com os resultados da empresa, buscando atingir o principal objetivo que é o de tocar o coração do nosso cliente interno ou externo, ou seja, proporcionar o KANDO. O desafio da Yamaha, por meio da disseminação da filosofia do CCS, é oferecer produtos e serviços que impressionem e toquem os clientes na primeira e todas as vezes, de modo que atinjamos o mais alto nível de satisfação do cliente.

    Atendendo à filosofia corporativa - "obter o mais alto nível de satisfação do nosso cliente" - a Yamaha investe forte em treinamentos comportamentais, visando a valorização do trabalho em equipe e o aprimoramento no processo de comunicação, inter-relacionamento pessoal e de atitudes de empatia.

    Com isso buscamos aumentar a proximidade com nosso cliente, antecipando-nos às suas expectativas, procurando encantá-lo e tocar seu coração!

  • + Campanha de Consumo Consciente

    Preocupada em disseminar práticas voltadas à preservação ambiental fora da empresa, a Yamaha implantou uma campanha de consumo consciente, coordenada pelo departamento de Recursos Humanos, visando conscientizar os colaboradores para a prática de ações simples que proporcionam economia de recursos e contribuem para a preservação do meio ambiente.

    Consumo consciente é pensar no meio ambiente ao fazer compras e avaliar se os produtos são mesmo necessários ou feitos de materiais ambientalmente amigáveis - material reciclado, feito de fontes renováveis, fáceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilização.

    Dicas para o consumo consciente e sustentável:

    - Comprar somente o necessário.
    - Não estimule a geração de resíduos ou consumo de recursos naturais.
    - Utilizar racionalmente água e energia elétrica. Pequenas mudanças de hábitos fazem grande diferença, inclusive no bolso.
    - Estimular o aprendizado das crianças sobre preservação, pois elas são as maiores interessadas no futuro do planeta.
    - Não comprar produtos de empresas que utilizam trabalho infantil ou trabalho ilegal, abuso de animais ou não demonstram nenhum comprometimento com o meio ambiente.
    - Praticar os 4Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar.

  • + Atividades Sociais

    Adote uma Criança
    Trabalho voluntário, na época do Natal, que envolve nossos colaboradores da unidade de Guarulhos, com o objetivo de beneficiar um número cada vez maior de crianças de instituições da região.

    Essas instituições encaminham ofício para doações e contribuições sociais ao Departamento de Recursos Humanos, e os mesmos são analisados e selecionados conforme as necessidades apontadas.

    Páscoa Mais Feliz
    Semelhante à campanha de Natal, a campanha da Páscoa consiste em um trabalho voluntário que envolve os colaboradores da unidade de Guarulhos, que doam Ovos de Páscoa, doces e coelhos de pelúcia que são entregues para crianças de instituições da região na época da Páscoa.

    Campanha dos brinquedos e do agasalho.
    Em parceria com a CIPA, o Departamento de Recursos Humanos promove um programa de conscientização e doação voluntária de agasalhos e brinquedos por parte dos funcionários. As doações são enviadas para instituições previamente selecionadas.

    Coleta de Óleo de Cozinha Usado
    O óleo é um resíduo que provoca grande impacto ambiental quando descartado diretamente no meio ambiente, causando a poluição de rios e mananciais, contaminando lençóis freáticos, além de causar graves problemas na rede de esgoto, como entupimento e enchentes urbanas.

    Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água e não existe uma alternativa para o descarte desse material. Diante deste cenário, a Yamaha, na unidade de Guarulhos, firmou uma parceria com o Instituto Triângulo para coleta do óleo de cozinha usado no restaurante da empresa, assim como do óleo trazido de casa pelos funcionários.

    Por meio de um processo de reciclagem na usina do instituto, jovens de comunidades carentes transformam o resíduo em sabão ecológico em pedra que, por sua vez, é comercializado. Os recursos arrecadados com a venda desse produto viabilizam tanto a coleta do óleo nas ações do Instituto Triângulo como a manutenção da usina. Para mais informações, visite o site: http://www.triangulo.org.br/

    Oficina Escola Mecânica de Motocicletas Pró Menor Dom Bosco - Unidade Manaus
    Desde 2006 a YAMAHA Manaus se associou ao Pró-Menor Dom Bosco e fundou a Oficina Escola de Mecânica de Motocicletas para promover a capacitação profissional a jovens através de seleção sócio econômica proporcionando a empregabilidade e habilitando-os para atender a demanda do mercado de trabalho. Os aprendizes matriculados no curso de mecânica de motocicletas do Pró-menor Dom Bosco são contratados pela YAMAHA e recebem uma bolsa auxílio e todos os benefícios oferecidos pela empresa durante dois anos, sendo o 1º ano recebendo instruções teóricas e o 2º ano em prática dentro da fábrica da Yamaha em Manaus.

    Prato Cidadão - Manaus
    Trata-se de um programa social do Governo do Estado do Amazonas em parceria com algumas empresas privadas, destinado ao atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar. Concretizado em uma cadeia de restaurantes distribuídos em cinco zonas geográficas de Manaus, onde a população tem acesso à alimentação de qualidade e com segurança ao custo de R$ 1,00 (um real). São servidas diariamente 500 refeições.

    A Yamaha contribui com o restaurante localizado no bairro Alvorada II, viabilizando o pagamento das despesas de aluguel, luz e do valor de 500 refeições diárias.

  • + Sistemas de Gestão de Qualidade e Ambiental

    ISO 9000 - Gestão da Qualidade
    O Sistema de Gestão da Qualidade da Yamaha baseado na norma ISO 9001:2008 é único para as duas unidades (Guarulhos/SP e Manaus/AM) e engloba todo o processo, desde o Desenvolvimento, Produção, Vendas e a Assistência Técnica de motocicletas e motores de popa. Um ponto fundamental neste sistema implantado é a satisfação de nossos clientes, sejam eles os concessionários, os usuários de nossos produtos e aqueles que recebem nossos serviços. Estamos medindo e monitorando a satisfação de nossos clientes por meio de pesquisas periódicas sempre na busca da melhoria contínua.

    Política de Qualidade da Yamaha Brasileira
    A Yamaha tem como Política da Qualidade oferecer produtos e serviços aos nossos clientes visando sua satisfação com alto padrão de qualidade através da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

    Objetivos
    - Aumentar a produtividade dos produtos processados;
    - Aprimorar o nível de atendimento do concessionário ao cliente;
    - Elevar a confiabilidade do produto;
    - Aumentar a satisfação dos clientes;
    - Aumentar a qualificação dos funcionários

    ISO 14000 - Gestão Ambiental
    A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. foi certificada em dezembro de 2004 na 14001:1996, e em novembro de 2005 migrou para a versão 14001:2004 com inclusão em seu escopo, do site da Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda.

    Com o objetivo de fazer com que todas as plantas do grupo Yamaha no Brasil fossem certificadas, o site da Yamaha em Guarulhos foi certificado na ISO 14001:2004 em outubro de 2008.

    O foco dessa norma é o tratamento que a empresa confere ao consumo dos recursos naturais de modo que sejam utilizados racionalmente, e aos resíduos gerados em seus processos, de modo que eles sejam descartados de modo ambientalmente correto, demonstrando através de melhorias contínuas e atendimento aos requisitos legais aplicáveis que os impactos ambientais das atividades possam ser minimizados ao máximo.

    A conquista da certificação formaliza, por meio de um sistema de gestão ambiental, a preocupação e a atuação da Yamaha na prevenção da poluição e preservação dos recursos valiosos da natureza a fim de conservar a vida na Terra para as gerações futuras.

    Política de Gestão Ambiental da Yamaha Brasileira
    A Yamaha tem como política ambiental dedicar-se à conservação dos recursos naturais, a fim de preservar a vida na Terra para as futuras gerações, atuando pró-ativamente e assumindo o compromisso de contribuir para a manutenção da qualidade de vida da sociedade, minimizando os impactos de suas atividades no meio ambiente.

    Objetivos:
    - Prevenir a poluição por meio de monitoramentos ambientais e gerenciamento dos resíduos provenientes de suas atividades.
    - Cumprir a legislação ambiental brasileira e outros requisitos determinados pela organização.
    - Implementar melhorias contínuas em seus processos, atividades e serviços.

    Nível de Emissões de Ruídos
    Clique aqui.

AVISO DE FRAUDE

Através de denúncias recebidas em nosso SAC, a YAMAHA tomou conhecimento que, através de sites de compra especializado, classificados de jornais e telemarketing, estão sendo oferecidos produtos da nossa marca com valores muito inferiores aos de mercado.

Esses anúncios consistem na oferta de produtos por supostos funcionários da Yamaha que adquirem os produtos com descontos diretamente na fábrica ou por funcionários de supostas empresas parceiras da Yamaha, a fim de justificar os baixos valores anunciados.

Para dar maior realidade à fraude, esses criminosos falsificam notas fiscais com a logomarca da YAMAHA e/ou do nome de uma Concessionária Autorizada Yamaha, na tentativa de induzir a pessoa interessada na compra a acreditar tratar-se de operação legal.

Não obstante, a Yamaha informa que não efetua venda direta ao consumidor e que é vedado aos seus funcionários a aquisição de produtos para fins de comercialização a terceiros. Assim, toda a negociação, venda e entrega de nossos produtos 0km é realizada, exclusivamente, pela rede de concessionárias autorizadas.

Para evitar esse tipo de fraude, confirme a veracidade das informações apresentadas no anúncio visitando pessoalmente a concessionária antes de concretizar a compra, e principalmente, antes de efetuar qualquer pagamento.

A lista completa das concessionárias autorizadas da marca YAMAHA pode ser consultada no seguinte endereço eletrônico: www.yamaha-motor.com.br

Para mais informações, consulte o nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) pelo telefone (11) 2431-6500, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou por e-mail: sac@yamaha-motor.com.br - SAC Consórcio: 0800-774-3233 ou e-mail: sac.consorcio@yamaha-motor.com.br - SAC Banco: 0800-774-8283 ou e-mail: sac.banco@yamaha-motor.com.br - ou ainda o CAS - Atendimento aos portadores de deficiência auditiva ou de fala: 0800-774-1415

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Contratação de consórcio X
Comunicado - 2ª via de boleto
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