Contato

Dúvidas frequentes

Combustível

  • + Posso utilizar qualquer tipo de gasolina ou de alta octanagem em minha motocicleta? Não. É recomendado utilizar gasolina aditivada e de boa qualidade. Conforme recomendação contida no Manual do Proprietário.
    Atenção: Use somente gasolina de boa qualidade. O uso de gasolina de má qualidade e/ou gasolina envelhecida, pode provocar severos danos às partes internas do motor válvulas, pistão, entre outras, assim como no sistema de escapamento.
  • + Uma alteração no tipo de combustível pode afetar a garantia da motocicleta? Sim, desde que seja o fator causador do problema. O uso de um combustível que não atenda às recomendações do fabricante contidas no Manual do Proprietário pode interferir no bom funcionamento da motocicleta, bem como diminuir a vida útil do motor.
  • + Como faço para economizar Combustível? O consumo de combustível de sua motocicleta depende em grande parte do seu estilo de condução. Considere as seguintes dicas para diminuir o consumo de combustível:
    - Aumente as marchas gradualmente e evite rotações elevadas do motor durante a aceleração.
    - Não acelere o motor enquanto reduz a velocidade e evite acelerações bruscas no motor sem carga.
    - Desligue o motor ao invés de deixá-lo em ponto morto por muito tempo.
  • + Qual o consumo médio de combustível das motocicletas Yamaha? O consumo médio da motocicleta pode variar de acordo com uma série de fatores, tais como: a forma de condução, percurso efetuado, qualidade do combustível utilizado, estado de velas e filtros, alinhamento / balanceamento, calibragem correta dos pneus, entre outros fatores. Por este motivo, sugerimos consultar esta informação em revistas especializadas, cujos testes mais se aproximam das condições normais de uso.

Óleo do motor

  • + Quando devo trocar o óleo de minha motocicleta? O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que se encontram disponível no Manual do Proprietário de sua motocicleta. Atenção: O nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.
  • + Eu devo usar apenas o óleo Yamalube em minha motocicleta? Para melhor performance de sua motocicleta, recomendamos a cada troca o uso do óleo YAMALUBE (Especificação: SAE 20W50 API SL JASO MA T903), que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer outro óleo lubrificante que atenda as especificações contidas no Manual do Proprietário pode ser utilizado.

Amaciamento do motor

  • + Como amaciar o motor? O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário de sua motocicleta.

Limpeza e armazenamento

  • + O que fazer para manter a motocicleta parada por um longo período? Antes de guardar a motocicleta por um longo período são necessários alguns cuidados especiais. Exemplo: evitar que a deterioração do combustível cause danos ao sistema de alimentação, motor, entre outros, além disso, também devem ser realizados os procedimentos descritos no Manual do Proprietário com a BATERIA, para evitar que a mesma sofra danos irreversíveis devido ao longo período de armazenamento. Atenção: Deve-se verificar as demais orientações que se encontram disponíveis, no Manual do Proprietário para o correto armazenamento da motocicleta.
  • + Como fazer a limpeza correta doa minha motocicleta?

    Antes da limpeza:
    1) Tampe a saída do escapamento com um saco plástico com o motor frio.
    2) Certifique-se que todas as capas e tampas, assim como todos os conectores elétricos, incluindo o cachimbo da vela de ignição, estejam bem instalados.
    3) Remova a sujeira (Ex.: óleo queimado na carcaça) com um desengraxante e um pincel , mas não aplique este tipo de produto nos retentores, juntas, coroas, corrente de transmissão e eixos da roda. Enxágüe com água a sujeira e o desengraxante.

    Após o uso normal:
    Remova a sujeira com água morna, um detergente neutro e suave e uma esponja limpa e macia. A sujeira de difícil remoção e os insetos serão facilmente removidos se a área for coberta por um pano úmido durante alguns minutos antes da limpeza

    Após a condução na chuva ou perto da água do mar:
    Como o sal marinho é extremamente corrosivo, siga os seguintes passos após cada viagem na chuva ou perto da água do mar:

    1) Limpe a motocicleta com água fria e um detergente suave, de pois do motor esfriar. Não utilize água morna, pois esta aumenta a ação corrosiva do sal.
    2) Aplique um spray anti-corrosão em todo o metal, incluindo superfícies revestidas de cromo e níquel, para prevenir a corrosão.

    Após a limpeza:
    1) Seque a motocicleta com uma flanela ou um pano absorvente.
    2) Seque imediatamente a corrente de transmissão e lubrifique-e para prevenir ferrugem.
    3) Utilize um polidor de cromo para polir peças em cromo, alumínio e aço inox, incluindo o sistema de escapamento (Mesmo o desbotamento induzido termicamente dos sistemas de escapamento em aço inox pode ser removido com o polimento) 4) Para evitar a corrosão, recomenda-se a aplicação de um spray anti-corrosão em todo o metal, incluindo superfícies revestidas de cromo e níquel.
    5) Use óleo em spray como limpador universal, para remover qualquer sujeira restante.
    6) Retoque pequenos danos à pintura causados por pedras, etc.
    7) Encere todas as superfícies pintadas. Exceto partes foscas se houver.
    8) Seque a motocicleta completamente antes de guardá-la ou cobri - lá.

Garantia do produto

Revisão / Manutenção

  • + Financiamento

    O que é?
    Financiamento - operação com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), no qual a motocicleta é dada como garantia e fica em nome do comprador e alienado ao Banco Yamaha até o término do contrato. O Financiamento é a forma mais simples para a aquisição parcelada de uma motocicleta Yamaha.

    Qual a documentação mínima necessária para solicitação de um Financiamento para Pessoa Física?
    CPF, RG, Comprovante de renda e endereço

    Como fazer um financiamento de moto com o Banco Yamaha?
    Para você fazer um financiamento de sua nova motocicleta Yamaha , vá até uma Concessionária Yamaha* mais próxima, escolha o modelo de moto de sua preferência e solicite ao vendedor uma simulação de financiamento. Seu crédito será avaliado rapidamente e se aprovado, você pode fechar o negócio na hora!

    (*) Disponível apenas em algumas regiões

    Que impostos / tarifas  incidem na operação?
    O financiamento (CDC) é uma operação financeira, por isso está sujeito à tributação do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras. O Banco recolhe o imposto no início do financiamento e o cliente paga junto com as parcelas do Financiamento.

    Tarifa de Cadastro - É cobrada para a realização de pesquisa em serviços de proteção para início do relacionamento nas operações de crédito.

    Posso fazer o refinanciamento do meu contrato de financiamento? Em quais situações?
    O refinanciamento é possível para atender uma necessidade financeira do cliente, reduzindo o valor da parcela e aumentando a quantidade de parcelas, pois o refinanciamento é calculado pela taxa do contrato.

    Posso incluir alguns itens/produtos junto com o financiamento do automóvel?
    Sim, desde que faturados juntamente com a motocicleta. Negocie diretamente no concessionário. Sujeito à aprovação do crédito

  • + Pagamento

    Como é efetuado o pagamento das parcelas do Financiamento?
    O pagamento é efetuado por meio de carnê ou boleto bancário.

    Como devo proceder caso não receba o boleto para pagamento da parcela ?
    O carnê para pagamento do seu contrato será enviado diretamente para o endereço que você forneceu em seu cadastro. Caso o carnê não chegue em até 5 dias antes do vencimento da primeira parcela, acesse a seção Serviços > Emissão da 2ª via do boleto e imprima a via para pagamento ou contate o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.

    Posso alterar a modalidade de pagamento de boleto para débito automático?
    No momento esta alteração ainda não é possível.

    Estando com  uma ou mais prestações em atraso, o que devo fazer?
    Você deve entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, cujos dados estão disponíveis na página de Contato.

  • + Transferência ou Cessão de Direitos

    O que é?
    Transferência do contrato de financiamento para um novo comprador da motocicleta (terceiro) nos casos onde houver venda da mesma.

    Posso vender a motocicleta e transferir a dívida?
    Sim, desde que o seu financiamento esteja em dia e o cadastro do novo cliente seja aprovado pelo Banco Yamaha. Para essa transação é cobrada uma taxa e a solicitação deve ser efetuada através do Serviço de Atendimento ao Cliente.

    . Formulários:
    - Check list de cessão de direitos
    - Solicitação de cessão de direitos

  • + Substituição

    Posso substituir minha motocicleta no decorrer do contrato?
    Sim, é possível substituir a motocicleta por outra da sua escolha, obedecida as normas vigentes para a operação. A substituição está sujeita a aprovação do Banco Yamaha, podendo ser exigida vistoria da nova motocicleta e o cliente deve estar em dia com o pagamento das parcelas. Para essa transação é cobrada uma taxa e a solicitação dever ser efetuada através do Serviço de Atendimento ao Cliente

    . Formulários:
    - Check List Substituição de Bem (Simples Troca ou Sinistro)
    - Carta de solicitação de substituição de garantia

  • + Quitação É possível antecipar ou liquidar parcelas?
    Sim, o cliente pode liquidar ou antecipar as parcelas a qualquer momento, durante o período de vigência do contrato.
               
    Como devo proceder para saber o saldo do meu contrato?
    Para obter essa e outras informações de seu contrato, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.
  • + Liberação Como faço para receber o Termo de Liberação após o término do financiamento?
    Após o pagamento da última parcela, não havendo nenhuma pendência em seu contrato, haverá liberação automática do gravame da motocicleta, que ocorrerá em até 30 dias.
  • + Sinistro

    O que fazer em caso de sinistro (roubo ou perda total) da motocicleta durante a vigência do contrato?
    Em caso de roubo ou perda total da motocicleta, você pode quitar a dívida do contrato ou substituir a motocicleta sinistrada por outra.

    Caso você opte por quitar a dívida, a seguradora quita a dívida junto ao Banco Yamaha e devolve ao cliente a diferença (se houver) entre o valor segurado e o saldo devedor quitado, conforme regras em vigor.

    No caso de substituição, será necessária a apresentação de uma nova motocicleta. Neste caso, a seguradora paga ao cliente o valor total da indenização.

    Você deve contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente e informar os dados da seguradora e como você utilizará a indenização da motocicleta : para quitação do contrato ou para substituição da motocicleta, mantendo o atual contrato de financiamento.

  • + Viagem ao exterior

    Preciso viajar para o exterior com a motocicleta. O que preciso fazer?
    Entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente para solicitar a Carta de Autorização para saída do país com a motocicleta.
    O cliente deverá nos informar para quais países deseja se dirigir, data de saída e de retorno. Para tanto, é exigido que as parcelas estejam em dia e que o cliente apresente apólice de seguro da motocicleta ou carta verde.

    Para seguros nacionais
    Deverá encaminhar a carta verde com cobertura para viagem.


    Para seguros internacionais
    Deverá encaminhar a apólice de seguro.

    Documentação/aprovação sujeito a análise. 

    O que é a carta verde?
    É um seguro obrigatório para condutores de veículos terrestres registrados no país de origem que estejam em viagem internacional pelo MERCOSUL.  
    Pode ser contratado com a seguradora pelo período de permanência do veículo no país de ingresso, com vigência máxima de um ano. 
    Este seguro cobre eventos ocorridos exclusivamente em país terceiro do MERCOSUL. 
    Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

  • + Alteração UF/Nome

    Ao mudar de endereço, o cliente deve emitir o documento do bem na UF atual. Abaixo, segue procedimentos:

    - Check list - Alteração de UF e alteração de nome (inclusão ou retirada de sobrenome)
    - Solicitação de alteração de UF
    - Solicitação para alteração de nome
  • + Cancelamento de Contrato

    Preencha o formulário abaixo:

    - Solicitação de cancelamento de contrato

Combustível

Óleo do motor

  • + Quando devo trocar o óleo de meu ATV/Quadriciclo? O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que encontram-se disponíveis no Manual do Proprietário de seu ATV/Quadriciclo. Atenção: O nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.
  • + Eu devo usar apenas o óleo Yamalube em meu ATV/Quadriciclo? Para melhor performance de seu ATV/Quadriciclo, recomendamos a cada troca o uso do óleo YAMALUBE (especificação: SAE 20W50 API SL JASO MA T903), que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer outro óleo lubrificante que atenda as especificações contidas no Manual do Proprietário pode ser utilizado.

Amaciamento do motor

  • + Como amaciar o motor? O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário de seu ATV/Quadriciclo.
  • + O que fazer para armazenar o meu ATV/Quadriciclo por um longo período? Antes de guardar o ATV/Quadriciclo por um longo período são necessários alguns cuidados especiais. Exemplo: evitar que a deterioração do combustível cause danos ao sistema de alimentação, entre outros, além disso, também devem ser realizados os procedimentos descritos no manual de proprietário com a BATERIA, para evitar que a mesma sofra danos irreversíveis devido ao longo período de armazenamento. Atenção: Deve-se verificar as demais orientações que se encontram disponíveis, no Manual do Proprietário para o correto armazenamento do ATV/Quadriciclo.
  • + Como fazer a limpeza correta do meu ATV/Quadriciclo? A limpeza freqüente e completa do seu ATV/Quadriciclo, não irá apenas aprimorar a sua aparência, como melhorará seu desempenho geral e prolongará a vida útil de muitos componentes.

    Antes de efetuar a limpeza:

    - Tampe a extremidade do sistema de escapamento para evitar a entrada de água (Um saco plástico e um elástico poderão ser usados).
    - Certifique-se de que as velas de ignição e todas as tampas estejam devidamente instaladas e fixadas.
    - Se o compartimento do motor estiver excessivamente gorduroso, aplique um removedor de graxa, usando um pincel. Não aplique removedor de graxa na corrente, coroa ou eixos das rodas.
    - Enxágüe a sujeira e o removedor de graxa com uma mangueira de jardim. Use somente pressão suficiente para realizar o serviço.
    - Uma vez removida a maior parte da sujeira, lave todas as superfícies com água morna e com detergente neutro.
    - Enxágüe imediatamente com água limpa, e seque todas as superfícies com um pano limpo e macio.
    - Seque a corrente de transmissão e lubrifique para prevenir ferrugem.
    - Limpe o assento com um produto para estofamento de vinil, para manter a capa maleável e lustrosa.
    - Uma cera do tipo automotiva pode ser aplicada sobre todas as superfícies pintadas e cromadas. Evite o uso de ceras limpadora combinadas, pois podem conter abrasivos que danificam a pintura ou o acabamento de proteção.
    Quando terminar, dê a partida no motor e deixe-o funcionando em marcha lenta por alguns minutos.

Garantia do produto

Revisão / Manutenção

  • + Qual o procedimento e onde posso efetuar as revisões e serviços do meu ATV/Quadriciclo? Caso seu ATV/Quadriciclo exija manutenção ou esteja em período de revisão, encaminhe-a a um Concessionário Autorizado Yamaha, que contam com técnicos habilitados, com ferramentas especiais, experiência e know-how necessário para o atendimento adequado a seu ATV/Quadriciclo.
  • + Por que devo calibrar os pneus? A pressão e as condições dos pneus são fundamentais para maior estabilidade, conforto, segurança e durabilidade dos mesmos. Informações referentes ao procedimento para a calibragem dos pneus estão contidas no Manual do Proprietário de seu TV/Quadriciclo. Atenção: A utilização de pneus inadequados neste ATV/Quadriciclo, ou utilização de pneus com pressão inadequada ou desigual poderá causar perda de controle e aumento dos riscos de acidente.

Utilização

  • + Posso conduzir o ATV/Quadriciclo em vias públicas? A Yamaha Motor do Brasil reserva-se do direito de não providenciar o registro do produto no RENAVAN, tendo em vista que os ATV´s/Quadriciclos não foram concebidos, projetados e fabricados para circulação em vias públicas, sendo sua estrutura incompatível com seu uso nestas condições e nem se aconselha o uso em superfícies asfaltadas ou calçadas.
  • + Qualquer pessoa pode conduzir o ATV/Quadriciclo? Este produto está destinado a condutores maiores de 18 (dezoito) anos. Nunca permita que pessoas menores que 18 (dezoito) anos conduza este equipamento. Se pessoas menores de 18 (dezoito) anos conduzirem o ATV/Quadriciclo, o responsável legal pode ser imputado civil e criminalmente por eventuais incidentes.
  • + Qual o vestuário adequado para a utilização do ATV/Quadriciclo? Por força da legislação vigente, os condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores e quadriciclos estão obrigados a:
    - Utilizar um capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores.
    - Segurar o guidão com as duas mãos.
    - Utilizar vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN.

AVISO DE FRAUDE

Através de denúncias recebidas em nosso SAC, a YAMAHA tomou conhecimento que, através de sites de compra especializado, classificados de jornais e telemarketing, estão sendo oferecidos produtos da nossa marca com valores muito inferiores aos de mercado.

Esses anúncios consistem na oferta de produtos por supostos funcionários da Yamaha que adquirem os produtos com descontos diretamente na fábrica ou por funcionários de supostas empresas parceiras da Yamaha, a fim de justificar os baixos valores anunciados.

Para dar maior realidade à fraude, esses criminosos falsificam notas fiscais com a logomarca da YAMAHA e/ou do nome de uma Concessionária Autorizada Yamaha, na tentativa de induzir a pessoa interessada na compra a acreditar tratar-se de operação legal.

Não obstante, a Yamaha informa que não efetua venda direta ao consumidor e que é vedado aos seus funcionários a aquisição de produtos para fins de comercialização a terceiros. Assim, toda a negociação, venda e entrega de nossos produtos 0km é realizada, exclusivamente, pela rede de concessionárias autorizadas.

Para evitar esse tipo de fraude, confirme a veracidade das informações apresentadas no anúncio visitando pessoalmente a concessionária antes de concretizar a compra, e principalmente, antes de efetuar qualquer pagamento.

A lista completa das concessionárias autorizadas da marca YAMAHA pode ser consultada no seguinte endereço eletrônico: www.yamaha-motor.com.br

Para mais informações, consulte o nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) pelo telefone (11) 2431-6500, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h e sábado das 8h às 14h, ou por e-mail: sac@yamaha-motor.com.br - SAC Consórcio: 0800-774-3233 ou e-mail: sac.consorcio@yamaha-motor.com.br - SAC Banco: 0800-774-8283 ou e-mail: sac.banco@yamaha-motor.com.br - ou ainda o CAS - Atendimento aos portadores de deficiência auditiva ou de fala: 0800-774-1415

YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA.
YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA.
YAMAHA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA.
BANCO YAMAHA MOTOR DO BRASIL S.A.
YAMAHA MOTOR DO BRASIL CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

Contratação de consórcio X
Comunicado - 2ª via de boleto
Voltar ao topo
|