Aviso de "Golpes"

Com a intenção de preservamos o ótimo relacionamento com nossos clientes e a manutenção de nossa imagem e marca, a YAC descreve a seguir os golpes mais comuns relacionados às aquisições de cotas de consórcio:

Carta de crédito contemplada

A venda de uma carta de crédito já contemplada é uma operação autorizada, mas deve ser realizada com muito cuidado. Os golpistas, por meio de anúncio no jornal ou pelo contato de outras pessoas, oferecem a venda de cartas de crédito já contempladas. A vítima é levada a acreditar que pagando uma comissão entrará em um consórcio já sorteado, saindo com a carta de crédito em mãos para adquirir o bem. Depois de receber documentos que comprovariam o sorteio, paga a taxa de transferência e, mais tarde, descobre que foi enganada.

Como se prevenir

A venda de um consórcio contemplado somente pode ser realizada se um participante do grupo de consórcio obteve a carta de crédito, seja por sorteio ou por lance, e deseja sair do consórcio. De toda forma essa operação deve ser autorizada pela administradora do consórcio e pode incluir custos adicionais de transferência.

Exija do interessado na venda a cópia da ata da assembleia em que a cota que está sendo vendida foi contemplada. Confirme com a administradora se essa carta de crédito é válida e se essa é a pessoa que foi contemplada e se há algum custo para transferência. Procure diretamente pelo telefone da administradora. Não pegue a indicação do telefone de quem está vendendo, pois pode fazer parte do golpe. Além disso, atente-se ao contrato de compra da cota para confirmar todas as condições da venda, e exija os comprovantes de pagamento das parcelas do participante que deseja sair do consórcio.

Contemplou, quitou

Ser contemplado no consórcio não significa que você está liberado de pagar as parcelas. Por isso, anúncios de consórcio indicando que assim que você for contemplado sua dívida está quitada são uma cilada para atrair o consumidor para o grupo!

Como se prevenir

Usado como estratégia para atrair participantes ao grupo, a estratégia pode ser utilizada por vendedores de consórcio inclusive sem o conhecimento da administradora. Desconfie de anúncios que oferecem vantagens demais!

Só adquira cotas de administradoras autorizadas pelo Banco Central e de seus representantes autorizados. Se quiser, confirme se o representante que está falando com você é autorizado pela administradora para vender consórcios. Essa medida reduz as chances de você ser enganado.

Consórcio inexistente ou não autorizado

Outro golpe é a venda de consórcios que não existem ou que não estão autorizados a funcionar. Alguns golpistas criam empresas de fachada apenas para vender supostos consórcios e depois sumir com o dinheiro.

Como se prevenir

Pesquise a Administradora de Consórcio no site da ABAC (Associação Brasileira das Administradores de Consórcio).

http://abac.org.br/a-abac/administradoras-associadas

Caiu em um golpe? Saiba o que fazer.

Se você teve algum problema ao fazer um consórcio, deve entrar com uma reclamação no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

SAC YAC: 0800 - 774 3233
Contratação de consórcio X
2ª Via de boleto X
Voltar ao topo