Acontece

Notícias

FACTOR 150 PERCORRE 79 KM COM 1 LITRO DE GASOLINA NO RALLY DA ECONOMIA YAMAHA 28/07/2016

Competição foi disputada no domingo (24/07) , em Florianópolis (SC)

Download em PDF

Imagens:
https://www.dropbox.com/sh/19orqcjth6fox1x/AAD9WT9nmg9n-BRVLN5tKQeka?dl=1

Até quantos quilômetros uma motocicleta consegue percorrer com 1 litro de gasolina? Essa foi a pergunta que motivou a Yamaha a promover o seu “1º Rally da Economia”. A motocicleta escolhida para participar da ação foi a YBR Factor 150, modelo que além de economia, combina desempenho, conforto e design a preço acessível.

Em torno da concessionária Geração, em Florianópolis (SC) foi escolhido um percurso de 1 km, que ofereceu os obstáculos comuns encontrados nas ruas brasileiras, para uma perfeita simulação de uso urbano; com buracos, lombadas, curvas e retas. O circuito foi plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.
Os participantes, com suas próprias Factor 150, vieram de diversas pontos da capital catarinense, respondendo convite feito aos proprietários do modelo. O desafio era claro e objetivo, venceria a competição, aquele que percorresse mais quilômetros, com apenas 1 litro de gasolina.

As motocicletas disputaram a prova em condições iguais - “Todas passaram por uma vistoria supervisionada pelos técnicos e mecânicos da própria Yamaha.
Antes de participarem da disputa, verificamos o filtro de ar, escapamento, vela, as medidas dos pneus e da relação. As calibragens dos pneus também foram as mesmas, utilizando o padrão indicado pela Yamaha no Manual do Proprietário.
Quanto ao combustível, as motocicletas tiveram seus tanques esvaziados, e na sequência abastecemos todas as motocicletas com exatamente 1 litro da mesma gasolina, proveniente do mesmo fornecedor. Ou seja, estava tudo igual para todos, as Factor 150 na competição estavam no mesmo padrão”, afirmou Ricardo Malaman, supervisor de serviços da Yamaha Motor do Brasil.

As regras para a disputa eram não sair do percurso estabelecido – fiscais espalhados pelo trajeto estavam atentos a qualquer irregularidade - e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia com 1 litro de gasolina. Os participantes podiam também parar para descanso, ou para irem ao banheiro, por 10 minutos quantas vezes fosse necessário – a motocicleta poderia ser desligada nesses intervalos. No entanto, mesmo com essa possibilidade, nenhum dos participantes fez parada alguma - “Isso mostra o quanto se sentiram confortáveis na Factor 150. Muitos competidores ficaram até 3 horas na disputa, e mesmo assim não precisaram parar para descansar”, destacou Pedro Pierotti, responsável por Eventos do Departamento de Marketing da Yamaha Motor do Brasil. O motor da Factor 150, em função do menor atrito entre as partes móveis e a melhor lubrificação interna, conta com um baixíssimo nível de vibração, que também está diretamente ligado ao conforto do piloto.

Resultado Final dos 5 primeiros colocados:

1º lugar – 79 km percorridos – 2h45 minutos

2º lugar – 75 km – 3h00
3º lugar – 66 km – 2h45
4º lugar – 65 km – 2h45
5º lugar – 64 km – 1h50

Os cinco primeiros colocados foram premiados com um troféu da competição.
Além disso, o terceiro colocado levou para casa uma jaqueta Yamaha e o segundo, um boné oficial autografado pelo piloto Yamaha no MotoGP, Jorge Lorenzo.

O vencedor da competição, Brando Dutra de Souza , recebeu como prêmio também um novo capacete Shark – “Eu fiquei surpreso com o resultado. Já sabia que a Yamaha era muito econômica, mas fazer 79 km foi uma surpresa. Eu não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h”, completou Brando.

O resultado foi comprovado pela verificação do hodômetro da motocicleta. A Factor 150 está equipada com um completo painel de instrumentos 100% digital, com marcador de marchas e conta - giros sensoriado , que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU, o cérebro eletrônico da moto, calcula a rotação do motor. Além disso, para orientar o piloto a uma condução ainda mais econômica, a Factor 150 traz, seguindo o padrão adotado nas motocicletas de maior capacidade cúbica, o indicador ECO no painel de instrumentos, cujo indicador acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência.

Equipada com a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, a Factor 150 foi pensada para ser uma eficiente ferramenta de trabalho, e também uma excelente companheira no dia - a - dia, além de ser uma excelente alternativa ao transporte público. O modelo oferece um desenho moderno, evidenciado pelas tomad as de ar injetadas em polipropileno com textura hexagonal esportiva e também pela lanterna traseira bipartida.

A segunda geração do sistema BlueFlex, é capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros. Os departamentos de engenharia da Yamaha do Brasil e do Japão atuaram em conjunto nos detalhes que resu ltaram em economia e conforto, como por exemplo, a adoção de uma relação secundária mais longa para otimizar a rotação do motor, tendo como resultado um melhor aproveitamento da potência e torque.

Sobre a Yamaha do Brasil
A marca dos três diapasões – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos, se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 50 diferentes versões e 28 modelos de motocicletas, 10 WaveRunner (veículos aquáticos), 26 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 400 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio Ltda, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros Ltda, Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações Ltda. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil é um importante polo produtor e exportador para grupos seletos e exigentes como, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul.

Para mais informações, acesse :
www.yamaha-motor.com.br,
www.facebook.com/yamahamotorbrasil ou
www.twitter.com/yamahamotorbra

Web:
www.yamaha-motor.com.br

Yamaha Media Center:
www.yamaha-motor.com.br/acontece/sala-de-imprensa

Tiago Toricelli
tiago.toricelli@yamaha-motor.com.br
Comunicação & Marketing
Yamaha Motor do Brasil
Rodovia Presidente Dutra, km 214, Guarulhos-SP CEP 071748-580
Tel: +55 11 2431-6529

AVISO DE FRAUDE

Através de denúncias recebidas em nosso SAC, a YAMAHA tomou conhecimento que, através de sites de compra especializado, classificados de jornais e telemarketing, estão sendo oferecidos produtos da nossa marca com valores muito inferiores aos de mercado.

Esses anúncios consistem na oferta de produtos por supostos funcionários da Yamaha que adquirem os produtos com descontos diretamente na fábrica ou por funcionários de supostas empresas parceiras da Yamaha, a fim de justificar os baixos valores anunciados.

Para dar maior realidade à fraude, esses criminosos falsificam notas fiscais com a logomarca da YAMAHA e/ou do nome de uma Concessionária Autorizada Yamaha, na tentativa de induzir a pessoa interessada na compra a acreditar tratar-se de operação legal.

Não obstante, a Yamaha informa que não efetua venda direta ao consumidor e que é vedado aos seus funcionários a aquisição de produtos para fins de comercialização a terceiros. Assim, toda a negociação, venda e entrega de nossos produtos 0km é realizada, exclusivamente, pela rede de concessionárias autorizadas.

Para evitar esse tipo de fraude, confirme a veracidade das informações apresentadas no anúncio visitando pessoalmente a concessionária antes de concretizar a compra, e principalmente, antes de efetuar qualquer pagamento.

A lista completa das concessionárias autorizadas da marca YAMAHA pode ser consultada no seguinte endereço eletrônico: www.yamaha-motor.com.br

Para mais informações, consulte o nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) pelo telefone (11) 2431-6500, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou por e-mail: sac@yamaha-motor.com.br - SAC Consórcio: 0800-774-3233 ou e-mail: sac.consorcio@yamaha-motor.com.br - SAC Banco: 0800-774-8283 ou e-mail: sac.banco@yamaha-motor.com.br - ou ainda o CAS - Atendimento aos portadores de deficiência auditiva ou de fala: 0800-774-1415

YAMAHA MOTOR DO BRASIL LTDA.
YAMAHA MOTOR DA AMAZÔNIA LTDA.
YAMAHA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA.
BANCO YAMAHA MOTOR DO BRASIL S.A.
YAMAHA MOTOR DO BRASIL CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

Contratação de consórcio X
Comunicado - 2ª via de boleto
Voltar ao topo
|